Barra de vídeo

Loading...

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Baía Formosa-RN já tem mais de 400 anos.


Dario Franco



               Baía Formosa-RN foi fundada no Séc. XVI, antes de 1597, com o nome de Aratypicaba. 
               O colonizador Gabriel Soares de Souza, em 1587, dez anos antes da colonização aqui, registrou no seu Tratado Descritivo do Brasil, a existência de um porto na enseada de Aratypicaba, entre os rios hoje nominados de Curimataú e Camaratuba, que os franceses usavam para o embarque do pau-brasil extraído, com a ajuda dos índios potiguaras, da antiga Mata Estrela, hoje Mata Atlântica. 
               Em 1612 o cartógrafo oficial da Corte, o português João Teixeira Albernaz registrou em um  dos trinta e um mapas que integram o seu Atlas o nome de Bahia Formosa, e o holandês Georg Marcgrave, em 1643, também anotou Baya Formosa, ambos para designar o mesmo local que ficava na enseada Aratypicaba. Portanto, Baía Formosa foi fundada no Séc. XVI, há mais de 400 anos. 
               O nome tupi Aratypicaba foi trocado, nos mapas primeiramente, por Baía Formosa para marcar a propriedade das terras. 
             Não caia nessa historinha de colonizador que diz que foi pela beleza da enseada que mudaram o nome porque nem Gabriel Soares de Souza, nem João Teixeira Albernaz, nem Georg Marcgrave desembarcaram aqui nessa baía para contemplar e se enlevar com a beleza.  E não desembarcaram porque os franceses e os índios potiguaras que eram amigos dos franceses não deixavam portugueses se aproximar daqui. 
             Foi por isso que a colonização, ou seja a ocupação das nossas terras pelos portugueses, aqui nessa nossa área do Rio Grande do Norte só começou mais de  60 anos depois que foi iniciada no resto do Brasil.    
Postar um comentário