terça-feira, 17 de outubro de 2017

Cadê a oposição?



                                                       Dario Franco


290 dias depois da posse da nova administração na Prefeitura Municipal de Baía Formosa, o município ainda continua sem oposição.
E precisa?
Sim! Precisa!
Ser oposição é uma atribuição e uma responsabilidade políticas.
E se é uma responsabilidade, e não está sendo exercida, a oposição está sendo omissa. E a prevaricação é tão condenável quanto a falta de moralidade pública.
O PMDB e o PDT, cada um com seus partidos coligados, disputaram e perderam a eleição para o comando do Executivo Municipal. Venceram o PSD e os coligados.
O PMDB, o segundo partido mais votado, ganhou, por isso mesmo, a liderança da oposição.
Está o PMDB liderando a oposição?
É preciso dizer que uma oposição não torce para que a administração, que ganhou o voto da maioria dos eleitores, não dê certo.
Pelo contrário, a oposição tem a responsabilidade de apontar os desacertos que prejudicam a administração pública, vigiar a moralidade pública e até de propor programas para que o Município se desenvolva para o bem de todos.
Oposição não se confunde com torcida. Torcida é para o futebol, não para a política.
E há quem confunda uma coisa com a outra?
Há sim.
Tenho acompanhado, pelo Facebook, o que a população tem denunciado. Muito recentemente, por exemplo, para não me estender, uma página pôs em debate – e eu debati também –  a improbidade da gestão atual no que tange à autorização de construção de uma barraca particular em área de domínio público. O caso Herói, como ficou conhecido.
Como se comportaram os partidos de oposição e como reagiram os vereadores que integram a oposição na Câmara de Vereadores de Baía Formosa RN?
Terá sido somente nesse caso que o princípio da impessoalidade da administração pública Municipal – vide Art. 37 da Constituição – foi violado nesta administração?
 Parece-me, salvo melhor juízo, que não.
Os prédios públicos, por exemplo, estão pintados com as cores do PSD 55.
Entretanto, até a data de hoje, 17/10/2017, nenhuma ação contra esse tipo de transgressão, ou contra qualquer outra, foi ajuizada junto ao Ministério Público, nem pelo PMDB, nem pelo PDT e nem pelo PPS como tentaram ardilosamente me fazer crer.
Não é a Justiça que é lenta, somos nós que nos negamos à responsabilidade de uma oposição necessária, justa e benfazeja para o Município.


Baía Formosa RN 17/10/2017.
Postar um comentário